quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Transpantaneira de Aquidauana - MS

A transpantaneira de Aquidauana é um roteiro super interessante em uma área de grande impacto na colonização do Pantanal. Berço das grandes e principais fazendas oriundas do tempo do Império e da guerra do Paraguai, a mais importante é a Fazendo Rio Negro, que pertenceu ao mal. Rondon e até hoje pertence a seus herdeiros sendo um grande Hotel com subsídios internacionais e onde só se chega de avião. Bem, atravessando o rio Aquidauana pela ponte vemos logo a Matriz e conhecemos uma maravilhosa cidade com bom comércio e uma rede hoteleira razoável ! Gostei muito do pernoite que fiz em Aquidauana, inclusive tem um passeio turístico de trem que vem desde Campo Grande e atravessa grandes extensões de uma área bem rural !
Igreja Matriz de Aquidauana - MS

Olhe só que charme essa padaria onde jantei e tomei umas obsevando a noite fresca e a chuva que estava por vir, sempre pensando comigo mesmo como encararia a transpantaneira sozinho... haja vista seus 150 kms de extensão !


Bem, tem coisas que é melhor nem pensar muito, é bem melhor já estar preparado para o pior que na verdade é a melhor parte !!!!! hehehehehehehehehehe Depois de uma noite com uma chuvarada daquelas típicas do Pantanal.... amanheceu um dia nublado com chuvisco, ideal pra grandes atoleiros. Encarei a estrada com carinho... e até que não estava nada mal não... pontes em bom estado ... e nem foi necessário a tração !



Como é uma estrada extensa e não é uma estrada Parque, temos que notar que certos trechos podem não estar muito bons, mas nada que impedisse a progressão da viagem exceto esse urubu " cabra macho " que resolveu encarar.... só saiu depois de umas buzininhas.... parece até que urubu ouve.....hahahahahahahahahaha sequer pia ! Tadinho, eles tem total preferência, é o que diz o manual do Off-Roader !






Pena mesmo fiquei foi desse quati que estava com alguma coisa errada e não era atropelamento não.... ele se arrastava para algum lugar mais abrigado... parecia até estar meio prenhe... deixei-o tranquilo não me aproximando demais. Eles sabem bem como se defender e como se virar sem a ajuda de um bípede chato como eu.....rsrsrsrsrsrsrsrsrs





Aqui me preparando para atravessar o rio Taboco que fica bem no meio da transpantaneira e onde existe uma fazenda típica chamada " Taboco " . É um local em que o pessoal gosta de treinar atravessando suas águas lógico se não estiverem muito altas.





Depois da travessia que estava com mais de um metro e quase agarrei vi a merda que estava fazendo... resolvi não dar mole para o azar e ficar só nas fotos mesmo....rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Essa primeira fase da viagem foi sob chuvisco e foi tranquila !






Fazenda Taboco ! Uma típica fazenda pantaneira de Aquidauana .








Aqui uma comitiva meio magrinha mas é comum cruzarmos com grandes comitivas pelo Pantanal !








Nesta foto a alegria dos pantaneiros legítimos e seus inseparaveis cavalos. A chuva em nada atrapalha sua lida com os animais e vestidos com seus " ponchos " lá vão eles não sem antes responderem aos meus acenos ! É bom fazer boa " política " com os " locais " pois como costumo dizer : Em Off-Road a cada 100 metros tudo pode mudar ! Vai-se da alegria a desgraça em segundos ! Logo , poderia precisar deles para algum imprevisto. Costumo também sempre estar solícito para ajudar alguém em situação difícil nestes cantões do nosso Brasil e posso dizer que já ajudei bastante gente sim.











Muita água e chuva, mas nada demais para um bom Off-Roader !











Mais uma fazenda típica e aproveito para foto e uma mijadinha.... como podem ver o casaco era porque a temperatura baixou muito !













Como ía dizendo.... em Off-Road tudo pode mudar a cada 100 metros.... taí a " prova " Abriu um Sol de lascar e a poeirada tomou conta de tudo.... veja a foto ! Com o Sol vem sempre muita alegria e ânimo ! Ouvindo meus CDs foi uma pena que não consegui fotografar um lindo lobo Guará.... esguio com sua cor marrom caramelo e suas patas pretas e altas... tem o tamanho de um cachorro grande e atravessou a pista bem na minha frente sumindo na mata rasteira " capoeira " !












Veja que belo trecho da transpantaneira de Aquidauana ! Do lado esquerdo fica o Pantanal e do lado direito a Serra de Maracaju !















Nesta foto após atravessar o rio Negro já na confluência com o caminho para a fazenda Imaculada que fica bem no meio do Pantanal e só se chega lá com um guia... e de lá segue pelo Pantanal de Nhecolândia até Corumbá pegando a estrada Parque ! É bom saber que existem no Pantanal matogrossense vários " pantanais " como por exemplo: O Pantanal de Aquidauana onde estamos ! Tem o Pantanal do Miranda, do Nabileque ( próximo de Bonito ) .O Pantanal do Paraguai ou Paiaguás. O Pantanal de Poconé e o Pantanal de Nhecolândia que é o maior de todos !














Aqui com uma escultura do Tuiuiú que é a árvore símbolo do Pantanal no único posto que existe na região.















Esse é o único posto que existe na região da transpantaneira de Aquidauana e fica no entroncamento para Rio Negrinho ! São 150 kms nada pra ficar sem combustível mas tem jipes antigos com pouca autonomia e é bom saber disso !



















Aqui no Portal de Rio Negro uma pequena e simpática cidade conhecida com Portal do Pantanal !
















Aqui já atravessando a Serra de Maracaju seguindo no sentido de São Gabriel do Oeste para pegar a BR 163.
Bem espero que tenham gostado da aventura ligth !
See you later



















Um comentário: