segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Parque Sete Cidades

O Parque Nacional de Sete Cidades fica no Piauí e é também um sítio arqueológico de grande importância no cenário nacional e internacional. Sua visitação com acompanhamento de guia credenciado é muito interessante.
Depois de uma tarde maravilhosa de caminhada pelo sítio arqueológico do Parque de Sete Cidades, um bom banho de cachoeira não faz mal nenhum não é mesmo ? Vejam só os aventureiros como viram crianças...hehehehehe Uma verdadeira massagem nas costas e no ânimo ! Eu, Sidney e sua esposa Kátia nos refrescamos a valer !

Uma bela cachoeira no percurso do Parque de Sete Cidades - Piauí



Trekking, sertão bastante abafado, muita observação de pássaros e sítios arqueológicos que são repletos de pinturas rupestres fizeram nossa aventura ficar muito interessante.


Algumas cavernar se formam pelo relevo pedregoso da região, nesta uma formação tipo uma serpente a gente pode sentir o frescor da sombra mas... um cheiro insuportável de estrume de morcegos nos botou pra correr rapidinho ....




É preciso bastante resistência e ânimo pra andar nesse sertãozão brabo do Piauí.... porém posso jurar que vale a pena ! Além da maravilha da natureza o contraste com as diferentes região do país é que nos mostra como é importante a diversidade de biomas ! Aqui um trecho intermediário entre o cerrado e a caatinga em direção ao famoso Cariri ou semi-árido brasileiro.






Essa é a mais famosa pintura rupestre de Sete Cidades e talvez do Brasil pois mostra a pintura da mão de seis dedos, um fato inesplicável mas coincidente com relatos bíblicos de seres que habitavam na terra com seis dedos nas mãos e pés e com grandes alturas. O exemplo mais conhecido é do gigante Golias derrotado por David, outros mais céticos acreditam ser montagem antigas do pessoal ...mas a disposição perfeita da pintura leva a crer que a mão realmente tinha seis dedos e era raridade.






Ao fundo vemos a pedra da Tartaruga, um cartão postal de Sete Cidades !







As Sete Cidades são representadas por Sete sítios arqueológicos distintos de formações geológicas e pinturas rupestres ! Nem todos tem pinturas, mas são muito interessantes a se observar !

















Nenhum comentário:

Postar um comentário