quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Parque Nacional da Canastra - MG

Saindo de casa em Niterói bem cedinho a primeira parada foi no Graal Itatiaia para tomar café e reabastecer ! São postos dotados de toda infra-estrutura necessária ao viajante, desde banheiros super limpos, a ambientes com ar condicionado e alimentação de qualidade, além é claro de combustível de " confiança ". Logicamente é um pouco mais caro que um " postinho " qualquer de uma rodovia, mas os postos Graal são na verdade " Os Postos " Recomendo.
Depois de subir a Serra da Mantiqueira por São Lourenço, Caxambu e atravessar trecho da Fernão Dias até Varginha, pernoitei na agradável cidade de Ilicínea pois pretendia pegar um trecho de terra até a represa de Furnas onde atravessaria nessa balsa aí da foto o que fiz tranquilamente !


Aqui a famosa Hidrelétrica de Furnas onde fazemos uma pausa para fotografar !



Mirante da represa de Furnas , MG



Nesta foto depois de atravessada a represa de balsa e saído da rodovia MG 050 entre Passos e Piumhi entrei por terra rumo a São João Batista do Glória. Ao fundo seguindo a estrada vemos o porque é chamada de Canastra a Serra onde nasce o rio São Francisco. Canastra como diziam os mineiros era uma espécie de " baú ", notem o formato da Serra... parece um baú mesmo pois se destaca do maciço da Babilônia !



O caminho é tranquilo e sem dificuldade além de algumas subidas mais íngremes, com tempo chuvoso pode dar mais trabalho, mas é tranquilo ! Algumas pontes e sempre um visual maravilhoso !





Esse trecho em direção ao Maciço da Babilônia começam as maiores inclinações e pirambeiras laterais bem perigosas ! Essa pavimentação é de segurança pois a lateral é um barranco pra lá de assustador... se cair aí já era...muito alto mesmo e reze pra não dar de cara com alguém em sentido contrário pois com certeza alguém vai ter que voltar de ré....hehehehehe Mas nada que um bom e tranquilo piloto não faça ! Esse trecho tem cerca de 1 kms apenas depois fica tranquilo novamente e ainda bem que fizeram essa pavimentação !





O mais difícil mesmo foi encarar esse touro valente que se sentiu ameaçado com a presença do Cabra Macho... mas com jeitinho e respeitando as " vaquinhas " de " Senhor " do " pedaço " fui passando de mansinho... hehehehehehehe








Aqui o trecho mais perigoso, a foto pode enganar mas não se engane não, é a temida subida do Maciço da Babilônia que é bem íngreme e com pirambeiras enormes, tinha infelizmente virado uma caminhonete com alguns rapazes que infelizmente morreram na queda... Subi sozinho e bem atento, é uma pedreira bem escorregadia que alguns chamam de Serra Branca devido ao pó fino e branco que fica no caminho. Em dias chuvosos é considerada trilha pesada. E lá em cima é necessário guia ou track log, pra achar o caminho pois poucos se aventuram por lá.... Não recomendo para principiantes. Trilha curta, íngreme, pedregosa com curvas fechadas e constantes pirambeiras bem ao seu lado com grande risco de você cair com o carro.








Aqui no alto do Maciço da Babilônia depois de subir a Serra Branca e ainda com as pernas bambas... ainda bem que não estava molhado ! Mas foi um desafio legal .








Aqui nesta foto a agradável cidadezinha de Delfinópolis a caminho da entrada Oeste do Parque da Canastra.











Caminho para a entrada Oeste do Parque da Canastra. Estrada de terra vinda do município de Sacramento. Aproveitei para me hospedar num hotel Fazenda muito legal bem próximo da entrada do parque pois já passavam da 16 horas e a portaria fecha. Logo deixei para a manhã seguinte o meu ingresso ao Parque.











No Hotel Fazenda a recepção alegre de um belo Labrador ! Uma cerva gelada e uns queijinhos mineiros pra forrar o estômago enquanto aguardava a hora da janta ! foi uma bela e deliciosa tarde e noite !












No dia seguinte após o café da manhã, segui em direção a entrada do Parque e vamos lá.... que passeio legal. Mas é importante não levar combustível fora do tanque do carro pois não deixam entrar.... tipo galãozinhos eu mesmo tenho um na lateral do Jipe mas é de água e tive que mostrar para o guarda. Nem material de caça e pesca e não é permitido acampar pois todos tem que deixar o Parque antes das 18 horas. Só é autorizada a permanência para estudos e isso previamente. É importante respeitarmos as normas de proteção e segurança em nossos Parques Nacionais !














Uma bela espécie de vegetal e de mata rasteira típica de altitudes, um bioma todo especial que reúne cerrado com vegetação de altitude !














A estrada que circunda o Parque é boa e carros baixos passam com tranquilidade, apenas alguns poucos atoleiros pra animar um pouco aos Off- Roaders ! São cerca de 100 kms para percorrer o parque de Oeste até a entrada oficial que fica em São Roque de Minas ! Mas pode crer que é um passeio maravilhoso !














Aqui uma localidade conhecida como " garagem " com belo visual !
















Ao fundo vemos o temível Maciço da Babilônia onde tinha subido no dia anterior !


















Nesta foto a visão da parte alta da Cachoeira Casca D'Anta, mas é difícil ver a queda d ' aqua devido ao grande ângulo da queda ! Notem a vista... estamos a mais de 400 metros de altura !


















Parte anterior da Casca D'Anta com local para Churrasco e área de banho e muito frequentada pelos turistas e bem próximo a nascente do rio !


















Aqui é a nascente do rio São Francisco, tão pouca água que se transforma numa enorme cachoeira a poucos quilômetros apenas ! Impressionante !





















A nascente fica bem no meio dessa mata ciliar ! Monumento ao rio São Francisco ! Rio da unidade Nacional com mais de 1700 kms todo dentro do Brasil !





















Primeira ponte logo após a nascente.... e lá vou eu com o Cabra Macho !





















Aqui temos a portaria principal do Parque em São Roque de Minas ! Foi um passeio inesquecível !
























Descida íngreme para São Roque de Minas onde pernoitaria para no dia seguinte visitar a parte Baixa da Cachoeira Casca D'anta.

























Grata surpresa, ter encontrado na Pousada Casca D'Anta os amigos da Pavani Adventure, o Ricardo ( dono ) e o Heber, grandes jipeiros !























Aqui é a entrada do Parque em sua parte baixa, é por aqui que se visita a queda e de onde se observa melhor a cachoeira.


























Mirante e melhor posição para uma foto !



























Queda dágua num lago bem profundo e frio.... é perigoso nadar por aqui mas não é proibido não.


























































É um barulho enorme a força da água e o vapor encharca aos visitantes. Uma linda queda d'agua !































Na volta em retorno a São Roque uma parada para comprar camisas e lembranças em uma loja de artesanato em Vargem Bonita !






























Ao retornar para o Rio, resolvi pegar trechos de terra e segui por Pimenta atravessando novamente a represa só que por aqui já fizeram uma ponte ! Pernoitei mais uma vez em Ilicínea e depois retornei por Juiz de Fora !
































Aqui na cidadezinha agradável de Guapé ! Ao fundo a represa de Furnas !

































No caminho até Caxambu uma parada no Bar Alambique Cachaça Paraíso !




































Como não poderia deixar... a gastronomia mineira é irresistível, aqui um bar próximo de Lima Duarte.... " deitei os cabelos " Ohhhhh trem bão sô !

































Uma tromba d'agua me recepcionou nas proximidades da BR 040 e daí pra casa foi um pulo só !
Espero que tenham gostado ! See you later



































2 comentários:

  1. O cachorro da foto é o Brad, um Golden Retriever e não um labrador.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas fotos e comentários. Estamos pretendendo conhecer a Canastra e você já está ajudando com o seu blog.
    Quando formos para a S da Canastra ,vamos pegar mais dicas com você
    abs
    Magali

    ResponderExcluir