terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Estrada Parque - Pantanal Sul



Após Miranda e a travessia da Serra de Maracaju, é que se adentra propriamente dito no Pantanal. A BR 262 é um verdadeiro zoológico, pois pode-se observar centenas de animais em seu percurso e não raro existem atropelamentos de tamanduás, jacarés de papo-amarelo, e principalmente de capivaras enormes.... o que acarreta um perigo para os viajantes. Deve-se cuidar também com o combustível especialmente de estiver de moto, pois de Miranda adiante só tem posto depois do rio Paraguai. E passar a noite na beira da estrada pode atrair sucuris... Existe um Posto da Rodoviária Federal no meio do caminho que pode servir de abrigo.


Esse é o entroncamento da BR 262 com a entrada da estrada Parque. Esta estrada é dividida em duas partes. A primeira que é extremamente elameada e escorregadia na época das chuvas, atravessa o rio Miranda em Passo do Lontra e vai até a curva do Leque e tem um percurso de aproximadamente 49 kms e um visual incrível cheinho de animais, jacarés, capivaras, tuiuius e etc !




Da Curva do Leque inicía-se um trecho mais " pedregoso " o que dá mais aderência e segue-se até o rio Paraguai onde se atravessa de balsa em Ladário, um lugarejo que só tem um hotelzinho e um bar além da balsa, daí continua a estrada subindo a serra e chegando ao encontro da BR 262 novamente já nas proximidades de Corumbá, mais uns 30 kms de um passeio maravilhoso que recomendo !




Existem muitas pontes para atravessar nesse percurso mas todas em boas condições de tráfego pois se trata de uma estrada Parque, e para quem não sabe, estrada Parque é a definição de uma via turística que conta com apoio e estrutura para tal além da supervisão da Polícia Florestal e Ibama.




Uma pose em umas das dezenas de pontes da região, local ótimo para observação de jacarés nos rios !







Aqui um legítimo panteneiro e seu cavalo especialista em trotar nas águas e conduzir o gado.







Uma das características da Estrada Parque: ser um sítio arqueológico e ecológico !







Notem nessa foto a " audácia " dessa capivara.... parece que não está notando a aproximação de três jacarés famintos.... bem... não é fácil abocanhar a capivara... ela é extremamente ágil e roliça.... Logo, os jacarés ficaram sem seu almoço !









Observação é um ponto forte e as pontes são ótimas para isso.... ao menos ficamos longe dos jacarés !












Nem tão longe assim, veja a proximidade deste jacaré.... mas não se preocupem que eles fogem com a presença de gente.... não gostam do nosso cheiro....hahahahahahahahaha












Saca o tamanho desse animal ! Enorme , tem mais de 2 metros com certeza ! Foto tirada com zoom é claro .









Essa é a Curva do Leque. Note que seguindo para a direção inversa ao Jipe, entramos para o Pantanal de Nhecolândia e atravessamos todo o Pantanal até o rio Negro e chegamos a transpataneira de Aquidauana , mas para isso é preciso guia pois não há estrada Parque e sim muitas fazendas pelo caminho e necessita de autorização e época própria para esse percurso.














Notem o que disse anteriormente, esse piso é mais pedregoso o que causa mais aderência aos pneus, e torna esse trecho mais ultrapassável na época das chuvas.













Aqui com certeza passou uma enorme sucuri deixando seu couro.... note só o tamanho da bicha... ainda bem que era só o couro dela....

















Aqui dois Tuiuius se banhando num charco... ave símbolo do Pantanal matogrossense !















Chegada em Ladário às margens do rio Paraguai para a travessia em balsa !

















Balsa que atravessa o rio Paraguai, o preço vai de acordo com a cara do aventureiro... acho que pensaram que eu era "gringo" até eu reclamar do preço e baixar.....


















Mais pontes no caminho, mas todas em bom estado de conservação. Daqui se pode percorrer outro caminho saindo também em um local chamado Albuquerque que também é muito legal.



















Serra entre Ladário e Corumbá, a estrada Parque passa bem no meio dela !






















Chegada em Corumbá, BR 262 já no início da noite, foi uma viagem maravilhosa em vôo solo !




















Esse trecho é a BR 262 entre Miranda e a Estrada Parque, notem a beleza e tem boa pavimentação ! Um verdadeiro zoológico ao ar livre !





















Miranda, o início do Pantanal matogrossense ! Adoro essa região !






















Entre Campo Grande e Miranda, atravessamos a Serra de Maracaju que se estende sentido norte ao lado da transpantaneira de Aquidauana até Rio Negro !
























Um comentário:

  1. estou indo em agosto de 2019 coxim a nhecolandia, com ranger 4x4, pretendo ate corumba

    ResponderExcluir