sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cachoeira do Urubu - Piauí

Dentro da Expedição Rota das Emoções, um excelente opção foi conhecer a Cachoeira do Urubu.
Depois do pernoite em Tutóia e encerrando a jornada Lençóis Maranhenses, seguimos por péssimas estradas até Luzilãndia tendo atravessado de balsa o rio Parnaíba e seguindo por Batalha adentramos no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, nome devida a grande número de aves de rapina ( urubu ) naquela região e confesso que não sei o porque de tantas aves....
Após uma agradável tarde neste paraíso ecológico pernoitamos na cidadezinha agradável e simpática de Piracuruca e essa foto representa o marco da cidade !



A Cachoeira do Urubu - Piauí
Repare na parte superior esquerda da foto a figura de um grande urubu em trabalho artezanal.


Uma tarde super quente e um banho refrescante é a melhor pedida ! Depois disso um bom peixe frito com mais cerveja pra coroar mais um belo dia de aventuras !




Entrada do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu - Piauí



Lençóis Maranhenses - MA

No caminho entre Tutoia Velha e Barreirinhas, um labirinto de areia que depende muito do guia ou de um track lok atualizado é comum encontrarmos trechos alagados com profundidade que pode facilmente engolir o carro dependendo das chuvas... logo é importante saber por onde passar. A água normalmente chega até o pára-brisas o que não é problema se tiver Snorkel mas o problema é agarrar no fundo arenoso, por isso todo cuidado é pouco.
A travessia de rios maiores normalmente com balsa, essa é a travessia do Preguiças para seguir em direção a Atins.

Eu e minha amiga Gorete chegando no paraíso de Lençóis Maranhenses, neste local os jipes tem que ficar estacionados e adiante só a pé mesmo para um maravilhoso banho nas lagoas formadas entre as dunas ! Coisa que só lá mesmo pra sentir o astral ! O ideal é bem cedo ou depois das três horas devido ao calor ! Mas os banhos são super refrescante em águas límpidas e leves ! Existem épocas do ano que rareiam as lagoas o que tira bastante a graça do local !


Eu e meu amigo Iatã, que me conduziu ao paraíso dos Lençóis Maranhenses. Um cearense que dispensa comentários, basta mencionar seu nome em Tutóia ou Barreirinhas para todas as portas se abrirem. Fica aqui meu muito obrigado e saudades !



Eu e Gorete em Barreirinhas cada qual se refrescando a seu modo ! Ela suco de laranja e eu uma cerva geladéssima é claro !




Escuna na foz do rio Preguiças... Caburé






Trecho entre Caburé e Lençóis Pequenos - Tutóia





Eu e meus amigões Sidney e Kátia em Atins aguardando a balsa para atravessar a foz do Preguiças até Caburé e daí seguir pelo areal até Tutóia Velha passando pelos pequenos Lençóis.







Um almoço inesquecível em Atins, camarão grelhado maravilhoso !









Em Barreirinhas a pousada que me hospedei bem no Centro da cidade ! Maravilha ! Pousada Lins.









Travessia Atins - Caburé, Foz do rio Preguiças !











O camarão mais delicioso da minha vida...só de ver a foto sinto o cheiro agradável da lenha do forno.......










Vista do vôo dos Lençóis maranhenses, imperdível esse passeio aéreo !















Eu dando uma de zequinha aéreo sobre os Lençóis maranhenses.










Lençóis maranhenses, uma maravilha que jamais vou esquecer na vida !














Um pit stop em Caburé, desta vez passeando de barco pelo rio Preguiças.















Centro de Barreirinhas, cais do rio Preguiças, ao fundo a prainha da duna que toma conta de parte da cidade e cada vez cresce mais !















Farol do rio Preguiças visto em passeio de barco pelo rio.




















Um banho delicioso numa das centenas de lagoas das dunas dos Lençóis Maranhenses !

















A primeira visão das dunas reais dos Lençóis Maranhenses, inacreditável !

















Vila de Jericoacoara

Pedra Furada, Jericoacoara - Ceará
Vila de Jericoacoara a noite ! Um charme todo a parte !


Depois de um Off-Road e um dia super agradável , nada como uma boa janta . Moqueca de camarão com uma cerva geladéssima !


Pôr- do -Sol em Jericoacoara , visto do alto da duna do Pôr-do-Sol que fica bem ao lado da vila de Jericoacoara.



Aguardando o pôr-do-Sol no alto da duna em Jericoacoara - Ce




Vila de Jericoacoara , um local charmoso no Ceará. Vista da vila no final da tarde com os cavalos de aluguel e os preparativos para mais uma noite e tanto !




Treinamento em areia Off-Road

Começo esta dissertação com uma foto representando uma atolada super legal, fruto de um pequeno descuido... a região era Camocim nas proximidades de Jericoacoara - CE, trilha das Dunas em direção a Duna do Funil ( a maior de todas- 30 metros ). Ocorre que essa região contém algumas arapucas que chamam de areia movediça. Essa areia " movediça " não passa de um trecho, geralmente próximo a córregos, beira de rios, vazantes ou de lagos como no caso em que o peso da viatura faz afundar os pneus e apoiar o chassi no solo arenoso... daí a dificuldade em sair. Naquela de observar e fotografar cometi o erro de aproximar demais do lago e quando percebi o jipão já estava afundado, parei de acelerar para não cavar mais e tranquilamente suspendemos o carro com o Hi-lift e calçamos as rodas com as pranchas de desatolagem e saímos tranquilamente ! Isso ocorre muito com brincadeiras na beira da praia... derrepente afundamos e colamos... o problema é a falta de ancoragem e a dificuldade de puxar pois a areia molhada prende mesmo, e pior... se a maré subir.... já era ! É muito importante observar a maré e não dar mole, especialmente na região do Norte do Pará , Salinópolis ! Também na região do Sul da Bahia, Cumuruxatiba !
Uma das coisas que mais gosto de fazer no Off-Road é rodar na areia, é um prazer ! E falando em areia, a gente se remete logo para Jericoacoara no Ceará e Lençóis maranhenses !
Aqui nesta foto do alto de uma duna observando o lago ao fundo, cuidar de não aproximar demais pois tem grande chance de atolar !
A técnica básica para rodar na areia é a descalibragem dos pneus para oferecer maior resistência e não criar o efeito " pá " o efeito de cavar a areia ! Normalmente de 10 a 15 libras dependendo do pneu é o suficiente para um bom deslocamento na areia !

É importante também saber qual o pneu mais indicado. Bem, o mais indicado são os mais lisos, parece incrível mas um pneu All terrain é melhor que os Mud, pois os Mud costumam cavar na areia e dificultar o deslocamento. Mas costumo utilizar os Mud com 10 libras e dá pra rodar tranquilo. Outra coisa curiosa é que a tração dianteira é melhor que a traseira para deslocamentos em areais ! O ideal é usar a tração 4x4 em terceira reduzida, mas vai depender muito também da consistência da areia ! Se está subindo uma duna grande ou andando apenas na areia da praia.


Outra dica muito importante para quem roda Off-Road em areia e especialmente em dunas é nunca, mas nunca deixar o carro lateralmente na duna pois o risco de capotamento é grande e potencializado pelo efeito do carro escorregar nas rodas que estiverem mais abaixo ( gravidade )e daí pra virar e descer rolando lateralmente é grande, o Youtube está cheio de filminhos mostrando isso !
Então, se o carro ao subir a duna não tiver força suficiente e você tiver que descer vire com pouco esterço e sempre acelerando embicando o carro sempre pra baixo ! Às vezes o medo pode indicar que girar o carro no sentido para cima da duna vai diminuir o ângulo mas esse é o pior erro que se pode ter... é aí que o carro vira mesmo. Então na dúvida, páre o carro no meio da subida sem deixa-lo lateralmente ( inclinado ) e desça de costas... para trás ! Pode crer que funciona mesmo e não atola ! Lembrete: Se parar a viatura na subida você não conseguirá subir mais, apenas descer de ré , atenção a isto!



Esta foto representa um perigo em especial pra quem roda em areal com área pantanosa. Reparem que as raízes pontudas podem tranquilamente rasgar a lateral dos pneus que estão com pouca calibragem, causando um problema e consequentemente a perda do pneu ! Atenção a isto ! É muito importante checar e observar atentamente onde estamos rodando !




Áreas de areal com alagadiços como este podem ser uma armadilha para um incauto que não observar a profundidade e a consistência do fundo lodoso.... por isso... botem o zequinha pra mergulhar antes rsrsrsrsrsrsrsrsrs Reparem também que em caso de atolada, fica muito difícil um possível ancoragem... e o que fazer que formos os primeiros da fila e atolarmos ?
Bem, pode-se puxar pra trás.... ou tentar uma ancoragem com a " âncora " de desatolagem !
Na falta de uma âncora propriamente dita podemos utilizar um estepe enterrado na areia... ou mesmo cavar e enterrar metade de uma prancha de desatolagem ! O importante é não desesperar e pensar analisando cada caso concreto !
Melhor dica é tentar não entrar em sinuca de bico, pois muitos pensam..." O meu não fica de jeito nenhum " e posso te garantir.... o único carro que não atola NUNCA é aquele que ficou parado na garagem !
Todos estamos sujeitos a atolar ou a desatolar algum parceiro !
E aqueles que enchem o peito e bradam : - Eu NUNCA atolei...
Com certeza esses nunca passaram em grandes areais, alagadiços ou lamaçais....




Reparem que nesta foto a ocasião faz o piloto... um afunilamento de areia entre duas áreas alagadiças e uma duna considerável adiante... o que fazer ? Manter segunda reduzida, e acelerar dosando a potência até o topo da duna ! Se a areia for mais dura... pode-se utilizar a terceira reduzida para impôr mais velocidade !
A utilização da caixa de tranferência faz com que a força de seu motor aumente bastante e como força e velocidade são inversamente proporcionais.... temos que calcular antes da manobra para não ter a possibilidade de " debrear " a viatura para reduzir marcha o que fará com certeza que você atole ou perca a força na subida. Se isso ocorrer, aborte a subida, desça de ré e refaça o trabalho !







Só pare no alto da duna e cuidado para que não venha alguém acelerando atrás e colida contigo !
Nunca desça direto uma duna sem ter conhecimento do verdadeiro ângulo, pois você pode simplesmente decolar e sofrer o efeito da traseira levantar mais que a frente que cai primeiro e tem o peso do motor... daí uma capotagem frontal é fácil pois a frente do carro "enterra " na areia... para tentar evitar isso caia sempre " acelerando o 4x4 "
Para descer corretamente uma duna, páre o carro no alto, desça e verifique o ângulo de descida, e a direção... sempre em linha reta para baixo, nunca em ângulo e desça acelerando em primeira reduzida , nada de freio ou embreagem.






Uma travessia entre Camocim e Jericoacoara, Guriu . O pessoal empurra a balsa com uma vara e é uma delícia a travessia !









Nesta situação de areia, podemos observar a consistência do piso, onde se roda sem reduzida tranquilamente até porque a vegetação ajuda a firmar o piso. Então é importante sempre analisar cada situação pra não se forçar desnecessariamente nosso motor !










Aqui o cuidado é redobrado... terceira reduzida e mantendo afastado da parte molhada do lago mas sem rodar muito acima para não incorrer no erro de rodar em ângulo !








Enfim é um prazer e uma diversão rodar em areal, especialmente em Jericoacoara que para mim é um dos lugares mais lindos do Brasil ! Alto astral e muita gente bonita e o pessoal nativo é extremamente agradável e hospitaleiro !












Uma foto clássica logo na entrada em Jericoacoara , saindo de Jijoca temos o caminho das dunas. Chegando em Jijoca contrate um guia pois pra quem não conhece é um labirinto incrível e siga pelo meio das dunas até a vila de Jericoacoara ! Atualmente não estão mais permitindo que os carros fiquem circulando na Vila, parece que fizeram um estacionamento próximo. Eu particularmente achei maravilhosa a idéia ! A vila é um charme e vale a pena conhecer !
Por último registro, é importante em areia rodar sempre com bastante combustível pois o consumo geralmente é alto e ao curvar faça sempre curvas bem abertas para não enterrar a roda na areia devido ao ângulo de curva ! Caso atole.... saia lentamente sem grandes acelerações... limpe um pouco a areia da frente dos pneus... use a prancha... tapetes do carro ou mesmo folhas de jornal e bom divertimento !
See you later












quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Treinamento Cabra Macho

Travessia de rios são muito divertidas no mundo Off-Road e às vezes necessária para se chegar a um destino mas, a brincadeira pode acabar com um cárter furado ou motor danificado por calço hidráulico se não se tomar algumas medidas técnicas no campo Off-Road como por exemplo :
Em primeiro lugar, alguém deve conhecer o local se não... é necessário que um zequinha o atravesse a pé para verificar a profundidade, a existência de pedregulhos no caminho submersos ou a existência de alguma " vala " que possa prender a frente da viatura não deixando de verificar a força da correnteza que pode arrastar o carro.
Feito isso é necessário manter a aceleração mas sem velocidade exagerada para não danificar a ventoinha do radiador e a bomba dágua, e se a viatura possui " snorkel " que é aquele respiro alto que evita a entrada da água no filtro de ar e sua consequente aspiração para o cilindro do motor que poderia ocasionar um calço hidráulico provocando a quebra ou empeno de válvulas.
O carro pode até parar dentro dágua submerso mas nunca ser desligado. Algumas vezes se a profundidade for grande é até melhor abrir as portar e alaga-lo do que perder a aderência com o fundo do rio e consequentemente a tração. Em outros casos a viatura pode ser amarrada por uma corda e puxada com as mãos no caso de boiar por alguns instantes. A marcha ideal é a primeira ou segunda reduzida ( dependendo do nível ) para essas manobras !

Muitas vezes na ânsia de sair de uma situação de atolada a gente não raro acaba forçando o guincho elétrico que superaquece e acaba gerando um curto no solenóide o que faz com que incendeie e deixe de funcionar.... note que este guincho Work 9.000 pegou fogo e derreteu a caixa de proteção e deixou de funcionar. O correto é a utilização do guincho com auxílio de patesca e por períodos de um minuto... aguarda esfriar pois a amperagem é enorme... volta a utilizar... e assim por diante, pena de ter que trocar os solenóides !


Outra situação que se observa é que o pára-brisas foi estourado por uma "manilha " que fixava uma cinta de reboque... ao dar os trancos ela pode escapulir e volta com a força de uma bala de canhão... acabou estourando o vidro... poderia ser o radiador.... ou a cabeça de um zequinha desatento. Logo, nunca fiquem diante de cabos de aço ou cintas com trava de manilha ou com ganchos... aliás , não é recomendado usar cinta com gancho nem travar com manilha ao dar trancos para desatolar um jipe. Essa sequência de fotos foi na Trilha Madeirit com o pessoal do Ilha Jeep Clube - RJ






Observe nesta foto a situação em que os pneus parecem "lisos " claro que não eram pneus All terrain ou mesmo " carecas " Eram pneus 31 Sem Fronteira os mesmos das fotos seguintes, mas a intensidade da lama e a aderência dela era tal que neutralizaram a tração, aliada ao assentamento do chassis e da perda do embalo na ultrapassagem... a atolada foi inevitável !


Nesta foto vemos um exemplo de lama argilosa sem muita água mas que " cola " inteiramente nos pneus fazendo com que mesmo sendo Sem Fronteiras, ou Tratorado fiquem sem tração... aliado ao assentamento do chassi na lama.... só sai mediante guincho, reboque ou tranco !



Essa aventura foi na trilha Madeirit na Serra da Bocaina !










Nessa sequência de fotos um pequeno treinamento de travessia de lamaçais com o jipe Troller Cabra Macho ! Esta localidade fica em Nova Friburgo ao lado da Ceasa localidade conhecida como Conquista. É um excelente local de treino Off-Road e dispõe ainda ao lado uma pista de motocross que é um desafio fazê-la de jipe !


















Nesta foto o Jipão consegue desaparecer no meio da lama ! Agora falando em Off-Road existe uma diferença enorme entre as condições da lama : lama molhada que é o caso, lama com menos água que adere ao pneu de forma impressionante fazendo até o maior pneu Sem Fronteira ou Super Tork ficar totalmente sem tração ! Existe o Charco que é uma lama sem apoio sólido, ou seja, o carro afunda e os pneus não encontram aderência, firmeza... o que faz com que o chassi apoie na lama e aí.... só no guincho mesmo, nem pneu, nem bloqueio... só guincho mesmo ! Às vezes o embalo e o torque mais alto faz com que se ultrapasse o obstáculo mas vai depender da distancia percorrida nesse atoleiro.... A lama mais molhada como o caso das fotos é melhor para ultrapassar pois a própria água limpa a lama que não adere tanto !







Note a utilização de pneus geninho Sem Fronteira tamanho 31 polegadas ! Excelente o desempenho nesta situação ! São pneus mais leves e com bom ângulo de exterso !









Aqui vemos melhor a qualidade dos pneus que automaticamente se lavam com a água da própria lama ! Como vemos então , muita água é favorável em certas situações !







O mais importante ao vencer obstáculos em que não se vê o piso é a certeza de que é firme, muito recomendado um balizador ir adiante com uma vara verificando a profundidade e a consistência do piso e especialmente se não há pedregulhos escondidos e submersos na lama pois as avarias podem ser graves como: rompimento do diferencial dianteiro, vazando óleo ou danificando as barras de direção ou pivôs de suspenção ! Também colisões na caixa de marcha ou de transferência ( reduzida ) rompimento de cabos de elétrica ou combustível ou danos no diferencial traseiro, cardãs ou cruzetas !