quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Chapada Diamantina - BA

Vencida a trilha, chegamos em Andaraí e fomos logo tomar uma cerva e encontrar o nosso novo guia que era primo do anterior que nos conduziu pela trilha, esse novo guia era o Ronilson Morcego profundo conhecedor da Chapada Diamantina e nos acompanharia até o Vale do Paty de baixo para pernoitar na casa do seu Eduardo ! Essa será uma outra estória.


See you later


Grande areal do rio Roncador e ao fundo as cachoeiras ! Foi muito legal essa trilha!



É isso aí ! Conseguimos atravessar o rio Roncador ! Eu piloto, Kátia zequinha e o nosso guia que vibrava o tempo todo !




Acelerando o carro com muito jeito fui atravessando o rio Roncador sem deixar perder a força ou atolar.... a ponta do pára-lamas já tinha perdido e vamos lá....tô passando o último obstáculo dessa trilha bem legal.... vamos ....mais um pouco e.....conseguimos !





Depois de a Kátia ter atravessado a pé vi que não estava tão fundo e não tinha nenhum pedregulho no fundo.... tracei a rota e vamos que vamos..... no embalo e sem parar .... Off-Road é assim mesmo, pura técnica.






Caraca... rio Roncador, bem que me falaram que tinha um rio enorme com um baita areal para atravessar... e agora ? será que dá pra passar ? Tinha chovido bastante e o pessoal das Toyotas não estavam nem fazendo o percursso... O ideal é mandar o zequinha a pé na frente pra ver a profundidade e o melhor locar para ultrapassar o rio sem atolar no areal... até porque o cabo do guincho não consegue ancoragem pela distância... vamos ver no que vai dar... De quebra estava carregando um galho preso na traseira da viatura...vejam só !







Puxa, foi inevitável mas trilha é assim mesmo... sempre fica um pedaço do carro nela....hehehehehe


















Caraca... a mata fechou e pra não cair numa erosão acabei arrancando a ponta do pára-lamas...










Neste trecho só mesmo construindo uma ponte emergencial.... caraca...tá ficando preta a coisa !











Aqui já nos arredores do Pantanal do Marimbu que se estende até um local chamado nascedouro.. meu receio era afundar num charco escondido e ficar preso com o carro uma vez que estava sozinho... e nem sempre o guincho consegue resolver, eu não tirava o olho de possíveis pontos de ancoragem.... seguro morreu de velho !












Neste trecho de mata fechada, árvores caídas são uma constante e aqui já estávamos próximos do trecho de pantanal...













A cada rio que atravessávamos, a cada erosão e pedreiras a trilha ia fechando cada vez mais em seus 30 kms de extensão...














Conseguimos um guia e seguimos pela trilha do Garimpo, passando pelo temível pantanal do Marimbu !















Lençóis. Depois de rodar pela Chapada Diamantina pelo Sul até Capão, visitando a Cachoeira da Fumaça e seguindo pelo Oeste até a Gruta Azul, Pratinha e subindo o Morro Pai Inácio chegamos a Lençóis para um pernoite e no dia seguinte encararmos a trilha do Garimpo que leva de Lençóis até Andaraí onde caminharíamos pelo Vale do Paty e vamos lá !
















Vista geral da Chapada Diamantina - Vale do Paty- BA

















Monumento na BR242 sentido Lençóis - BA




























Depois da visitação à Gruta Azul, Pratinha e arredores esse é o topo da pedra do Pai Inácio com a maravilhosa vista geral da Chapada Diamantina a caminho para Lençóis.





























Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina - BA 400 metros de queda livre !






















Essa é a Cachoeira da Fumaça, ela tem mais de 400 metros de queda livre da água e quase não chega ao solo porque simplesmente evapora... daí o nome Fumaça ! E em certas épocas do ano não tem água, ficando totalmente seca ! Seu volume não é tão grande mas a beleza da queda impressiona ao viajante !























Um trecho mais radical e ao fundo o guia bebendo a água avermelhada da Chapada. O incrível é que essa coloração resulta da decomposição de folhas e a água é perfeitamente potável em nada prejudicando a saúde !
























Nesta foto, depois de uma longa caminhada e muita subida uma parada num mirante para observar ao longe a vila de Capão lá embaixo !

























Nesta foto depois de instalados na vila de Capão na Pousada Verde, conseguimos um guia e no dia seguinte iniciamos a caminhada ( trekking ) até a Cachoeira da Fumaça... e olhe...anda bastante e sobe muito morro....se preparem !


























Na Chapada Diamantina a caminho de Capão ou Caeté-açu uma linda e charmosinha vila bem no coração da Chapada com uma alegre a agitada noite ! É caminho para a Cachoeira da Fumaça. Ao fundo vemos a Monte Tabor ou Selinha, pois se parece com uma sela de montaria.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário