quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vale do Paty - Pernoite na casa do seu Eduardo

Nossa aventura no Vale do Paty, num trekking de mais de 30 kms em dois dias de muita caminhada sendo guiados pelo Ronilson Morcego iniciou-se bem cedo depois do café da manhã na Pousada Andaraí, onde se faz contato com nosso guia. Esta foto mostra bem o início da trilha e o letreiro inspirado em Hollywood, só que ao estilo baiano com pitada carioca de Cristo Redentor, rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Barriga forrada com um belo breakfast, cantil abastecido e lanche na mochila lá vamos nós, Eu, Kátia e o Guia subindo morros e colinas, encostas, barrancos , ladeiras e muita, mas muita pedra mesmo....e o Sol???? nossa de rachar... lógico que estávamos com filtro solar e chapéus .


Na medida que o tempo passava e o Sol se erguia a pino... nossas forças iam se exaurindo lentamente... fôlego, ritmo e muita vontade de continuar.... kátia sentiu muito a pressão da subida e da grande quilometragem, notem que nosso percurso geralmente seria feito em três dias... mas como nós somo " os caras " hehehehehehe batemos record de caminhada !


Bem, como se poderia imaginar nosso cantil logo se esvaziou apesar do racionamento que impus na jornada... não pretendia beber a água amarelada dos córregos com receio de alguma reação química orgânica ( caganeira ) seguida de desidratação.... mas sob os protestos da d. Kátia e ante a orientação do guia que a água não fazia mal... sucumbimos...




Além de entrar debaixo bebemos e sentimos a leveza e a ausência de gosto na água e de fato não tivemos nenhuma reação tóxica ! Daí a cada córrego reabastecíamos as barrigas e o cantil ! A fome não atrapalhou nada, mas a sede é implacável ! Assim fomos seguindo metro após metro na nossa decisão de chegarmos antes do anoitecer na casa do seu Eduardo.




Nada como um bom banho refrescante debaixo de uma pequena fonte inundando de vida o árido sertão baiano !




Caminhar debaixo de Sol escaldante já não é uma tarefa fácil, mas subir pedreiras como esta que chegavam a mais de 1.200 metros de altitude.... é tarefa pra profissional e para quem está em boa forma física, não esquecendo que deve-se usar bons e confortáveis tênis pois bolhas nos pés são fatais para interromper qualquer aventura e descalço não se consegue andar tampouco com chinelos....






Paradas estratégicas para descanso aliadas a uma maravilhosa observação dos grandes vales onde observamos ao além a diminuta cidade de Andaraí e o imenso Pantanal do Marimbus é algo maravilhoso !







Nesta foto fica evidente as grandes subidas e encostas geralmente desprotegidas de sombra como se poderia supor devido a vegetação do cerrado misturada com vegetação de certa altitude !









Grandes encostas encobrem o vale do rio Paty.... ao fundo uma das poucas residências de antigos que tem permissão de ficar no Parque Nacional... a fumaça é de um fogão a lenha... nossas barrigas já estavam roncando !








Notem a maravilha de vista e o local extasiante em que caminhávamos... adiante o guia Ronilson seguido pela Kátia já com a língua de fora... eu atrás escoltando ela e às vezer empurrando para que ela andasse, isso ante os protestos dela é claro ! Mas é bom ressaltar que a Kátia é de fato uma guerreira e não negou fogo não, conseguiu andar com louvor !










Vistas das encostas do Vale do Paty, visão de baixo com o Sol já descendo no horizonte !












Aqui atravessávamos o rio Preto, sentindo rio Paty, já nos aproximando da residência do seu Eduardo !











Finalmente depois de 10 horas de caminhada debaixo de Sol quente fervendo nossos miolos chegamos à residência de seu Eduardo que é um dos moradores mais antigos da Chapada se não o mais antigo mesmo posto que tem simplesmente 80 anos e já nasceu aqui !
Sua casa uma tapera bem simples mas confortável nos pareceu um Hotel 5 estrelas Íbis !!!!!
O que me impressionou de cara foi o sistema de energia solar financiado pelo governo federal do pres.Lula, ao menos isso valeu a pena o que deixou o sertanejo em condições de ter geladeira, rádio , televisão com parabólica e de luz elétrica !













Bem, depois das apresentações e um gole de água fresca de moringa, arrancamos as roupas suadas e caímos no rio para um delicioso banho refrescante ! Depois iríamos conversar e jantar posto que ficaríamos na casa do seu Eduardo que cobra hospedagem, e é uma forma de nós turistas colaboramos com a sustentação desse pessoal que tão alegremente nos recebe. Outra forma é acampar nas redondezas mas sempre com autorização e mediante o pagamento de uma pequena taxa e o comprometimento que não irá deixar lixo pelo chão. Ficamos hospedados mesmo é claro !














Depois do banho de rio e troca de roupas, não nos cansamos de ouvir os " causos " do tropeiro, sanfoneiro e namorador do seu Eduardo.... do auge de seus 80 anos não perde o pico de jeito nenhum! É uma figura encantadora com certeza !















Ao som do radinho à luz do gerador solar do Lula.... nem fiquei com ciúmes quando seu Eduardo tirou a Kátia para dançar ! E olhe que ele deu um show de dança um verdadeiro " pé de valsa " hehehehehehehehehe

















Enquanto ouvíamos seus " causos " eu perguntei de onde vinha tamanha " virilidade " então seu Eduardo me ofereceu seu " viagrinha " uma cachaça especial de catuaba que toma a anos antes das refeições... logo aceitei a dose... sabe o que aconteceu ????? Dormi como um anjo.....hahahahahahahahahahahahahahaha
Foi a noite mais estrelada que vi na minha vida ! Nem no Pantanal , nem no deserto de Atacama ví tantas estrelas, nem atravessando de barco o rio Amazonas em plena selva , coisa de louco !
Bem que dizem que a Chapada Diamantina é repleta de casuística de discos voadores... não é para menos !
Jantamos e fomos dormir na tapera agradável do seu Eduardo !
















No dia seguinte um bom café da manhã e seguiríamos para conhecer o Cachoeirão, e mais uma bela caminhada de 2 horas até lá !

















Forças e ânimos restabelecidos lá fomos nós guiados pelo Ronilson !




















Uma técnica que utilizava para refrescar era molhar minha bandana de motociclista e refrescar a cabeça ! Abastecido o " tanque " continuamos a caminhar !




















Em alguns trechos mais difíceis pode-se-ía observar os estragos que certas tempestades faziam quando os rios transbordavam.... arastavam grandes árvores e pedras como se nada fossem !






















Aqui uma visão legal da cachoeira que varia a quantidade de água dependendo da estação... podendo estar repleta ou mesmo seca...





















Ainda tinha bastante água nesta época... dezembro ! e pudemos admirar a beleza do Cachoeirão !






















Eu subindo na encosta para melhor ângulo e os meiões ajudam a não ferir a perna com as gramíneas que geralmente pinicam e causam coceiras ! Calças compridas ajudam mais, mas em compensação o calor..... fica a critério do aventureiro !
























Depois das fotos no Cachoeirão, voltamos e tomamos um belo banho de rio para nos prepararmos para o almoço , uma rápida sesta e iniciaríamos o retorno !


























Essa era a tropa de mulas do seu Eduardo que como já citei é tropeiro com grande experiência !
As mulas são animais ariscos e preparados para andar em pedras e encostas, os cavalos não conseguem andar onde as mulas andam, pois os cavalos despencam.... as mulas não ! O pior problema é que as mulas são temperamentais, empacam e dão coices inesperados e empurram outras mulas ribanceiras abaixo ! Seu Eduardo contou que perdeu um pedaço do pulmão devido a uma costela fraturada por um coice inesperado.... vejam só as estórias do seu Eduardo !

























Aqui o fogão a lenha da simpática esposa do seu Eduardo, e olha.... que comida deliciosa !



























Minha despedida do seu Eduardo depois do almoço e é claro do " Check out " do nosso hotel 5 estrelas Íbis da Chapada !!!!!!!!


























O retorno sempre é mais rápido mas a " moleza " que o almoço nos causou foi terrível... uma vontade enorme de deitar a sombra e deixar a vida passar tranquila....































As grandes vistas das encostar do vale do Paty na subida da Babilônia !!!!!!!!!





























Camisa encharcada de suor... ao fundo o grande cerradão baiano. Estávamos a 1.4oo metros !































A coloração amarelada da água que é leve, fresca e sem sabor ou odor.... maravilhosa e não faz mal nenhum !
































Um bom banho artificial de cantil é claro....restabelecendo forças para o fim da jornada !



































Do alto da Serra a visão do Pantanal do Marimbu que já tinha atravessado de Jipe e em outra aventura com o Ronilson tinha atravessado também até o nascedouro mas remando um caiaque !
































Ahhhhhhh tá certo que a água amarelada dos rios da Chapada são deliciosas e refrescantes mas amarela mesma foi a maravilhosa Skol que tomei ao chegar em Andaraí e não poderia passar sem foto , foi a cerva mais deliciosa que já tomei em minha vida ! Bem, essa foi uma aventura legal não é ?



































Retornado a pousada Andaraí, passado o reveillon na Chapada, seguimos nosso retorno ao Rio de Janeiro com nosso jipão Cabra Macho ! Bem... espero que tenham gostado !
See you later !



































Nenhum comentário:

Postar um comentário