Travessia de rios são muito divertidas no mundo Off-Road e às vezes necessária para se chegar a um destino mas, a brincadeira pode acabar com um cárter furado ou motor danificado por calço hidráulico se não se tomar algumas medidas técnicas no campo Off-Road como por exemplo :Em primeiro lugar, alguém deve conhecer o local se não... é necessário que um zequinha o atravesse a pé para verificar a profundidade, a existência de pedregulhos no caminho submersos ou a existência de alguma " vala " que possa prender a frente da viatura não deixando de verificar a força da correnteza que pode arrastar o carro.
Feito isso é necessário manter a aceleração mas sem velocidade exagerada para não danificar a ventoinha do radiador e a bomba dágua, e se a viatura possui " snorkel " que é aquele respiro alto que evita a entrada da água no filtro de ar e sua consequente aspiração para o cilindro do motor que poderia ocasionar um calço hidráulico provocando a quebra ou empeno de válvulas.
O carro pode até parar dentro dágua submerso mas nunca ser desligado. Algumas vezes se a profundidade for grande é até melhor abrir as portar e alaga-lo do que perder a aderência com o fundo do rio e consequentemente a tração. Em outros casos a viatura pode ser amarrada por uma corda e puxada com as mãos no caso de boiar por alguns instantes. A marcha ideal é a primeira ou segunda reduzida ( dependendo do nível ) para essas manobras !
Muitas vezes na ânsia de sair de uma situação de atolada a gente não raro acaba forçando o guincho elétrico que superaquece e acaba gerando um curto no solenóide o que faz com que incendeie e deixe de funcionar.... note que este guincho Work 9.000 pegou fogo e derreteu a caixa de proteção e deixou de funcionar. O correto é a utilização do guincho com auxílio de patesca e por períodos de um minuto... aguarda esfriar pois a amperagem é enorme... volta a utilizar... e assim por diante, pena de ter que trocar os solenóides !Outra situação que se observa é que o pára-brisas foi estourado por uma "manilha " que fixava uma cinta de reboque... ao dar os trancos ela pode escapulir e volta com a força de uma bala de canhão... acabou estourando o vidro... poderia ser o radiador.... ou a cabeça de um zequinha desatento. Logo, nunca fiquem diante de cabos de aço ou cintas com trava de manilha ou com ganchos... aliás , não é recomendado usar cinta com gancho nem travar com manilha ao dar trancos para desatolar um jipe. Essa sequência de fotos foi na Trilha Madeirit com o pessoal do Ilha Jeep Clube - RJ
Observe nesta foto a situação em que os pneus parecem "lisos " claro que não eram pneus All terrain ou mesmo " carecas " Eram pneus 31 Sem Fronteira os mesmos das fotos seguintes, mas a intensidade da lama e a aderência dela era tal que neutralizaram a tração, aliada ao assentamento do chassis e da perda do embalo na ultrapassagem... a atolada foi inevitável !
Nesta foto vemos um exemplo de lama argilosa sem muita água mas que " cola " inteiramente nos pneus fazendo com que mesmo sendo Sem Fronteiras, ou Tratorado fiquem sem tração... aliado ao assentamento do chassi na lama.... só sai mediante guincho, reboque ou tranco !Essa aventura foi na trilha Madeirit na Serra da Bocaina !
Nesta foto o Jipão consegue desaparecer no meio da lama ! Agora falando em Off-Road existe uma diferença enorme entre as condições da lama : lama molhada que é o caso, lama com menos água que adere ao pneu de forma impressionante fazendo até o maior pneu Sem Fronteira ou Super Tork ficar totalmente sem tração ! Existe o Charco que é uma lama sem apoio sólido, ou seja, o carro afunda e os pneus não encontram aderência, firmeza... o que faz com que o chassi apoie na lama e aí.... só no guincho mesmo, nem pneu, nem bloqueio... só guincho mesmo ! Às vezes o embalo e o torque mais alto faz com que se ultrapasse o obstáculo mas vai depender da distancia percorrida nesse atoleiro.... A lama mais molhada como o caso das fotos é melhor para ultrapassar pois a própria água limpa a lama que não adere tanto !
Note a utilização de pneus geninho Sem Fronteira tamanho 31 polegadas ! Excelente o desempenho nesta situação ! São pneus mais leves e com bom ângulo de exterso !
Aqui vemos melhor a qualidade dos pneus que automaticamente se lavam com a água da própria lama ! Como vemos então , muita água é favorável em certas situações !

cara muito boa suas dicas, interessante em saber que pneus all terrain sao mehlores q os mud
ResponderExcluir