quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Treinamento Cabra Macho

Travessia de rios são muito divertidas no mundo Off-Road e às vezes necessária para se chegar a um destino mas, a brincadeira pode acabar com um cárter furado ou motor danificado por calço hidráulico se não se tomar algumas medidas técnicas no campo Off-Road como por exemplo :
Em primeiro lugar, alguém deve conhecer o local se não... é necessário que um zequinha o atravesse a pé para verificar a profundidade, a existência de pedregulhos no caminho submersos ou a existência de alguma " vala " que possa prender a frente da viatura não deixando de verificar a força da correnteza que pode arrastar o carro.
Feito isso é necessário manter a aceleração mas sem velocidade exagerada para não danificar a ventoinha do radiador e a bomba dágua, e se a viatura possui " snorkel " que é aquele respiro alto que evita a entrada da água no filtro de ar e sua consequente aspiração para o cilindro do motor que poderia ocasionar um calço hidráulico provocando a quebra ou empeno de válvulas.
O carro pode até parar dentro dágua submerso mas nunca ser desligado. Algumas vezes se a profundidade for grande é até melhor abrir as portar e alaga-lo do que perder a aderência com o fundo do rio e consequentemente a tração. Em outros casos a viatura pode ser amarrada por uma corda e puxada com as mãos no caso de boiar por alguns instantes. A marcha ideal é a primeira ou segunda reduzida ( dependendo do nível ) para essas manobras !

Muitas vezes na ânsia de sair de uma situação de atolada a gente não raro acaba forçando o guincho elétrico que superaquece e acaba gerando um curto no solenóide o que faz com que incendeie e deixe de funcionar.... note que este guincho Work 9.000 pegou fogo e derreteu a caixa de proteção e deixou de funcionar. O correto é a utilização do guincho com auxílio de patesca e por períodos de um minuto... aguarda esfriar pois a amperagem é enorme... volta a utilizar... e assim por diante, pena de ter que trocar os solenóides !


Outra situação que se observa é que o pára-brisas foi estourado por uma "manilha " que fixava uma cinta de reboque... ao dar os trancos ela pode escapulir e volta com a força de uma bala de canhão... acabou estourando o vidro... poderia ser o radiador.... ou a cabeça de um zequinha desatento. Logo, nunca fiquem diante de cabos de aço ou cintas com trava de manilha ou com ganchos... aliás , não é recomendado usar cinta com gancho nem travar com manilha ao dar trancos para desatolar um jipe. Essa sequência de fotos foi na Trilha Madeirit com o pessoal do Ilha Jeep Clube - RJ






Observe nesta foto a situação em que os pneus parecem "lisos " claro que não eram pneus All terrain ou mesmo " carecas " Eram pneus 31 Sem Fronteira os mesmos das fotos seguintes, mas a intensidade da lama e a aderência dela era tal que neutralizaram a tração, aliada ao assentamento do chassis e da perda do embalo na ultrapassagem... a atolada foi inevitável !


Nesta foto vemos um exemplo de lama argilosa sem muita água mas que " cola " inteiramente nos pneus fazendo com que mesmo sendo Sem Fronteiras, ou Tratorado fiquem sem tração... aliado ao assentamento do chassi na lama.... só sai mediante guincho, reboque ou tranco !



Essa aventura foi na trilha Madeirit na Serra da Bocaina !










Nessa sequência de fotos um pequeno treinamento de travessia de lamaçais com o jipe Troller Cabra Macho ! Esta localidade fica em Nova Friburgo ao lado da Ceasa localidade conhecida como Conquista. É um excelente local de treino Off-Road e dispõe ainda ao lado uma pista de motocross que é um desafio fazê-la de jipe !


















Nesta foto o Jipão consegue desaparecer no meio da lama ! Agora falando em Off-Road existe uma diferença enorme entre as condições da lama : lama molhada que é o caso, lama com menos água que adere ao pneu de forma impressionante fazendo até o maior pneu Sem Fronteira ou Super Tork ficar totalmente sem tração ! Existe o Charco que é uma lama sem apoio sólido, ou seja, o carro afunda e os pneus não encontram aderência, firmeza... o que faz com que o chassi apoie na lama e aí.... só no guincho mesmo, nem pneu, nem bloqueio... só guincho mesmo ! Às vezes o embalo e o torque mais alto faz com que se ultrapasse o obstáculo mas vai depender da distancia percorrida nesse atoleiro.... A lama mais molhada como o caso das fotos é melhor para ultrapassar pois a própria água limpa a lama que não adere tanto !







Note a utilização de pneus geninho Sem Fronteira tamanho 31 polegadas ! Excelente o desempenho nesta situação ! São pneus mais leves e com bom ângulo de exterso !









Aqui vemos melhor a qualidade dos pneus que automaticamente se lavam com a água da própria lama ! Como vemos então , muita água é favorável em certas situações !







O mais importante ao vencer obstáculos em que não se vê o piso é a certeza de que é firme, muito recomendado um balizador ir adiante com uma vara verificando a profundidade e a consistência do piso e especialmente se não há pedregulhos escondidos e submersos na lama pois as avarias podem ser graves como: rompimento do diferencial dianteiro, vazando óleo ou danificando as barras de direção ou pivôs de suspenção ! Também colisões na caixa de marcha ou de transferência ( reduzida ) rompimento de cabos de elétrica ou combustível ou danos no diferencial traseiro, cardãs ou cruzetas !



































Um comentário:

  1. cara muito boa suas dicas, interessante em saber que pneus all terrain sao mehlores q os mud

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