
Em primeiro lugar, alguém deve conhecer o local se não... é necessário que um zequinha o atravesse a pé para verificar a profundidade, a existência de pedregulhos no caminho submersos ou a existência de alguma " vala " que possa prender a frente da viatura não deixando de verificar a força da correnteza que pode arrastar o carro.
Feito isso é necessário manter a aceleração mas sem velocidade exagerada para não danificar a ventoinha do radiador e a bomba dágua, e se a viatura possui " snorkel " que é aquele respiro alto que evita a entrada da água no filtro de ar e sua consequente aspiração para o cilindro do motor que poderia ocasionar um calço hidráulico provocando a quebra ou empeno de válvulas.
O carro pode até parar dentro dágua submerso mas nunca ser desligado. Algumas vezes se a profundidade for grande é até melhor abrir as portar e alaga-lo do que perder a aderência com o fundo do rio e consequentemente a tração. Em outros casos a viatura pode ser amarrada por uma corda e puxada com as mãos no caso de boiar por alguns instantes. A marcha ideal é a primeira ou segunda reduzida ( dependendo do nível ) para essas manobras !

Outra situação que se observa é que o pára-brisas foi estourado por uma "manilha " que fixava uma cinta de reboque... ao dar os trancos ela pode escapulir e volta com a força de uma bala de canhão... acabou estourando o vidro... poderia ser o radiador.... ou a cabeça de um zequinha desatento. Logo, nunca fiquem diante de cabos de aço ou cintas com trava de manilha ou com ganchos... aliás , não é recomendado usar cinta com gancho nem travar com manilha ao dar trancos para desatolar um jipe. Essa sequência de fotos foi na Trilha Madeirit com o pessoal do Ilha Jeep Clube - RJ


Essa aventura foi na trilha Madeirit na Serra da Bocaina !
Nesta foto o Jipão consegue desaparecer no meio da lama ! Agora falando em Off-Road existe uma diferença enorme entre as condições da lama : lama molhada que é o caso, lama com menos água que adere ao pneu de forma impressionante fazendo até o maior pneu Sem Fronteira ou Super Tork ficar totalmente sem tração ! Existe o Charco que é uma lama sem apoio sólido, ou seja, o carro afunda e os pneus não encontram aderência, firmeza... o que faz com que o chassi apoie na lama e aí.... só no guincho mesmo, nem pneu, nem bloqueio... só guincho mesmo ! Às vezes o embalo e o torque mais alto faz com que se ultrapasse o obstáculo mas vai depender da distancia percorrida nesse atoleiro.... A lama mais molhada como o caso das fotos é melhor para ultrapassar pois a própria água limpa a lama que não adere tanto !
Note a utilização de pneus geninho Sem Fronteira tamanho 31 polegadas ! Excelente o desempenho nesta situação ! São pneus mais leves e com bom ângulo de exterso !
Aqui vemos melhor a qualidade dos pneus que automaticamente se lavam com a água da própria lama ! Como vemos então , muita água é favorável em certas situações !
cara muito boa suas dicas, interessante em saber que pneus all terrain sao mehlores q os mud
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