sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Treinamento em areia Off-Road

Começo esta dissertação com uma foto representando uma atolada super legal, fruto de um pequeno descuido... a região era Camocim nas proximidades de Jericoacoara - CE, trilha das Dunas em direção a Duna do Funil ( a maior de todas- 30 metros ). Ocorre que essa região contém algumas arapucas que chamam de areia movediça. Essa areia " movediça " não passa de um trecho, geralmente próximo a córregos, beira de rios, vazantes ou de lagos como no caso em que o peso da viatura faz afundar os pneus e apoiar o chassi no solo arenoso... daí a dificuldade em sair. Naquela de observar e fotografar cometi o erro de aproximar demais do lago e quando percebi o jipão já estava afundado, parei de acelerar para não cavar mais e tranquilamente suspendemos o carro com o Hi-lift e calçamos as rodas com as pranchas de desatolagem e saímos tranquilamente ! Isso ocorre muito com brincadeiras na beira da praia... derrepente afundamos e colamos... o problema é a falta de ancoragem e a dificuldade de puxar pois a areia molhada prende mesmo, e pior... se a maré subir.... já era ! É muito importante observar a maré e não dar mole, especialmente na região do Norte do Pará , Salinópolis ! Também na região do Sul da Bahia, Cumuruxatiba !
Uma das coisas que mais gosto de fazer no Off-Road é rodar na areia, é um prazer ! E falando em areia, a gente se remete logo para Jericoacoara no Ceará e Lençóis maranhenses !
Aqui nesta foto do alto de uma duna observando o lago ao fundo, cuidar de não aproximar demais pois tem grande chance de atolar !
A técnica básica para rodar na areia é a descalibragem dos pneus para oferecer maior resistência e não criar o efeito " pá " o efeito de cavar a areia ! Normalmente de 10 a 15 libras dependendo do pneu é o suficiente para um bom deslocamento na areia !

É importante também saber qual o pneu mais indicado. Bem, o mais indicado são os mais lisos, parece incrível mas um pneu All terrain é melhor que os Mud, pois os Mud costumam cavar na areia e dificultar o deslocamento. Mas costumo utilizar os Mud com 10 libras e dá pra rodar tranquilo. Outra coisa curiosa é que a tração dianteira é melhor que a traseira para deslocamentos em areais ! O ideal é usar a tração 4x4 em terceira reduzida, mas vai depender muito também da consistência da areia ! Se está subindo uma duna grande ou andando apenas na areia da praia.


Outra dica muito importante para quem roda Off-Road em areia e especialmente em dunas é nunca, mas nunca deixar o carro lateralmente na duna pois o risco de capotamento é grande e potencializado pelo efeito do carro escorregar nas rodas que estiverem mais abaixo ( gravidade )e daí pra virar e descer rolando lateralmente é grande, o Youtube está cheio de filminhos mostrando isso !
Então, se o carro ao subir a duna não tiver força suficiente e você tiver que descer vire com pouco esterço e sempre acelerando embicando o carro sempre pra baixo ! Às vezes o medo pode indicar que girar o carro no sentido para cima da duna vai diminuir o ângulo mas esse é o pior erro que se pode ter... é aí que o carro vira mesmo. Então na dúvida, páre o carro no meio da subida sem deixa-lo lateralmente ( inclinado ) e desça de costas... para trás ! Pode crer que funciona mesmo e não atola ! Lembrete: Se parar a viatura na subida você não conseguirá subir mais, apenas descer de ré , atenção a isto!



Esta foto representa um perigo em especial pra quem roda em areal com área pantanosa. Reparem que as raízes pontudas podem tranquilamente rasgar a lateral dos pneus que estão com pouca calibragem, causando um problema e consequentemente a perda do pneu ! Atenção a isto ! É muito importante checar e observar atentamente onde estamos rodando !




Áreas de areal com alagadiços como este podem ser uma armadilha para um incauto que não observar a profundidade e a consistência do fundo lodoso.... por isso... botem o zequinha pra mergulhar antes rsrsrsrsrsrsrsrsrs Reparem também que em caso de atolada, fica muito difícil um possível ancoragem... e o que fazer que formos os primeiros da fila e atolarmos ?
Bem, pode-se puxar pra trás.... ou tentar uma ancoragem com a " âncora " de desatolagem !
Na falta de uma âncora propriamente dita podemos utilizar um estepe enterrado na areia... ou mesmo cavar e enterrar metade de uma prancha de desatolagem ! O importante é não desesperar e pensar analisando cada caso concreto !
Melhor dica é tentar não entrar em sinuca de bico, pois muitos pensam..." O meu não fica de jeito nenhum " e posso te garantir.... o único carro que não atola NUNCA é aquele que ficou parado na garagem !
Todos estamos sujeitos a atolar ou a desatolar algum parceiro !
E aqueles que enchem o peito e bradam : - Eu NUNCA atolei...
Com certeza esses nunca passaram em grandes areais, alagadiços ou lamaçais....




Reparem que nesta foto a ocasião faz o piloto... um afunilamento de areia entre duas áreas alagadiças e uma duna considerável adiante... o que fazer ? Manter segunda reduzida, e acelerar dosando a potência até o topo da duna ! Se a areia for mais dura... pode-se utilizar a terceira reduzida para impôr mais velocidade !
A utilização da caixa de tranferência faz com que a força de seu motor aumente bastante e como força e velocidade são inversamente proporcionais.... temos que calcular antes da manobra para não ter a possibilidade de " debrear " a viatura para reduzir marcha o que fará com certeza que você atole ou perca a força na subida. Se isso ocorrer, aborte a subida, desça de ré e refaça o trabalho !







Só pare no alto da duna e cuidado para que não venha alguém acelerando atrás e colida contigo !
Nunca desça direto uma duna sem ter conhecimento do verdadeiro ângulo, pois você pode simplesmente decolar e sofrer o efeito da traseira levantar mais que a frente que cai primeiro e tem o peso do motor... daí uma capotagem frontal é fácil pois a frente do carro "enterra " na areia... para tentar evitar isso caia sempre " acelerando o 4x4 "
Para descer corretamente uma duna, páre o carro no alto, desça e verifique o ângulo de descida, e a direção... sempre em linha reta para baixo, nunca em ângulo e desça acelerando em primeira reduzida , nada de freio ou embreagem.






Uma travessia entre Camocim e Jericoacoara, Guriu . O pessoal empurra a balsa com uma vara e é uma delícia a travessia !









Nesta situação de areia, podemos observar a consistência do piso, onde se roda sem reduzida tranquilamente até porque a vegetação ajuda a firmar o piso. Então é importante sempre analisar cada situação pra não se forçar desnecessariamente nosso motor !










Aqui o cuidado é redobrado... terceira reduzida e mantendo afastado da parte molhada do lago mas sem rodar muito acima para não incorrer no erro de rodar em ângulo !








Enfim é um prazer e uma diversão rodar em areal, especialmente em Jericoacoara que para mim é um dos lugares mais lindos do Brasil ! Alto astral e muita gente bonita e o pessoal nativo é extremamente agradável e hospitaleiro !












Uma foto clássica logo na entrada em Jericoacoara , saindo de Jijoca temos o caminho das dunas. Chegando em Jijoca contrate um guia pois pra quem não conhece é um labirinto incrível e siga pelo meio das dunas até a vila de Jericoacoara ! Atualmente não estão mais permitindo que os carros fiquem circulando na Vila, parece que fizeram um estacionamento próximo. Eu particularmente achei maravilhosa a idéia ! A vila é um charme e vale a pena conhecer !
Por último registro, é importante em areia rodar sempre com bastante combustível pois o consumo geralmente é alto e ao curvar faça sempre curvas bem abertas para não enterrar a roda na areia devido ao ângulo de curva ! Caso atole.... saia lentamente sem grandes acelerações... limpe um pouco a areia da frente dos pneus... use a prancha... tapetes do carro ou mesmo folhas de jornal e bom divertimento !
See you later












Um comentário:

  1. Coelho ,
    Boa Noite
    Sou também de Nikiti , criado em Sâo Francisco mas hoje moro em Goiânia .
    Em Fevereiro vou sair daqui com minha defender 110 , em direção a Teresina e ficar entre Jeri e Lençois .
    Quantos dias no minimo em Lencois e Jeri ?
    Você tem os tracks de Jeri e Lencois ? poderia me enviar ?
    Excelente reportagem me ajudou muito !
    Forte Abraço
    Marcelo

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