quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Transpantaneira Norte

A melhor época para atravessar a transpantaneira é nos meses de seca que vai de maio até final de setembro. Nesta época além de não chover os animais estão bem visíveis pois procuram os locais com mais água que ficam às margens da transpantaneira ! Neste percurso não existem postos de combustível então o cálculo deve ser de 300 kms e é importante abastecer em Poconé antes de iniciar a jornada.
Árvores com ninhos de Tuiuius, e centenas de aves... jacarés em abundância...capivaras... tartarugas... pássaros mil.... enfim vida em todos os lugares... é um verdadeiro zoológico a céu aberto. Onças e grandes sucuris são avistados com menos frequência mas existem também em grande quantidade.

Convivência pacifica ? Jacarés e Tuiuius... enquanto a fome não chega... não há risco. Na verdade a principal fonte de alimento dos jacarés são as piranhas... então é difícil eles atacarem capivaras ou aves. Não é impossível, mas é raro. Atacar pessoas então é quase folclórico. Houve casos de ataques de sucuris a jacarés... isso sim !


Os melhores pontos para avistar a passarada... os jacarés e os famosos Tuiuius são do alto das mais de 130 pontes que existem nos aprox. 150 kms da transpantaneira. Com a vantagem também de você estar protegido do ataque de algum animal esfomeado... apesar de raro, nunca é bom esquecer que estamos num ambiente selvagem. Muito embora tenha certeza que selvagem mesmo são os homens que tacam fogo na mata e matam indiscriminadamente jacarés e vendem pássaros para estrangeiros, esses sim são os selvagens.



A transpantaneira...ligando Poconé a Porto Jofre, um " pesqueiro " bem às magens do rio São Lourenço com aprox. 150 kms de extensão e mais de 130 pontes é um verdadeiro zoológico a céu aberto ! Estrada em condições razoáveis fica intransitável nos meses de " inverno " ou de chuvas que vai de outubro a abril onde só transitam veículos com tração nas quatro rodas devido aos lamaçais. Paraíso para os jipeiros é um mar de lama e trechos alagados que fazem do local uma das maravilhas naturais do mundo ! Uma planície alagável de seis em seis meses e repleta de vida ! Relógio natural do bom funcionamento da Amazônia e seus ciclos de águas. Um espelho da saúde do planeta Terra ! Neste trecho uma cancela obriga os motoristas a pararem para identificação na polícia florestal, mas não há empecilhos a entrada na transpantaneira, é apenas uma fiscalização muito necessária realmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário