Árvores com ninhos de Tuiuius, e centenas de aves... jacarés em abundância...capivaras... tartarugas... pássaros mil.... enfim vida em todos os lugares... é um verdadeiro zoológico a céu aberto. Onças e grandes sucuris são avistados com menos frequência mas existem também em grande quantidade.
Convivência pacifica ? Jacarés e Tuiuius... enquanto a fome não chega... não há risco. Na verdade a principal fonte de alimento dos jacarés são as piranhas... então é difícil eles atacarem capivaras ou aves. Não é impossível, mas é raro. Atacar pessoas então é quase folclórico. Houve casos de ataques de sucuris a jacarés... isso sim !
Os melhores pontos para avistar a passarada... os jacarés e os famosos Tuiuius são do alto das mais de 130 pontes que existem nos aprox. 150 kms da transpantaneira. Com a vantagem também de você estar protegido do ataque de algum animal esfomeado... apesar de raro, nunca é bom esquecer que estamos num ambiente selvagem. Muito embora tenha certeza que selvagem mesmo são os homens que tacam fogo na mata e matam indiscriminadamente jacarés e vendem pássaros para estrangeiros, esses sim são os selvagens.
A transpantaneira...ligando Poconé a Porto Jofre, um " pesqueiro " bem às magens do rio São Lourenço com aprox. 150 kms de extensão e mais de 130 pontes é um verdadeiro zoológico a céu aberto ! Estrada em condições razoáveis fica intransitável nos meses de " inverno " ou de chuvas que vai de outubro a abril onde só transitam veículos com tração nas quatro rodas devido aos lamaçais. Paraíso para os jipeiros é um mar de lama e trechos alagados que fazem do local uma das maravilhas naturais do mundo ! Uma planície alagável de seis em seis meses e repleta de vida ! Relógio natural do bom funcionamento da Amazônia e seus ciclos de águas. Um espelho da saúde do planeta Terra ! Neste trecho uma cancela obriga os motoristas a pararem para identificação na polícia florestal, mas não há empecilhos a entrada na transpantaneira, é apenas uma fiscalização muito necessária realmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário