Não resisti a uma foto ao lado do meu sonho de consumo além do Troller, o Maruá !
Essa é a sargento Tatiane, um amor de pessoa e profissionalismo !
Nesta foto o poste dos rumos e distâncias.... Várias capitais do Brasil em linha reta !
O Cabra Macho pronto para ação na Cuibá-Santarém !
Depois de soltar um cabo de alta pressão do Diesel de retorno do bico injetor para o tanque, a presilha ficou inutilizada e a solução foi um arame e muito durepox ! Levamos quase duas horas em várias tentativas... mas a solução foi caseira mesmo ! E segui com a 'tapeação' até o Rio de Janeiro ! Onde pedi ao mecânico Beto torneiro para tirar a " cambiarra " !
Um perigo constante nas terras do Amazonas são as tarântulas e os escorpiões.... muitas dores e febres no caso de picadas... se for alérgico pode até levar a morte. Mas o maior problema mesmo ao meu ver são os mosquitos que podem causar a malária, dengue ou a febre amarela. Isso impediria a progressão na Expedição e felizmente ninguém teve problemas pois todos fomos vacinados !
Depois de termos voltado do pior trecho... a estrada do Estanho onde o rio Madeirinha em cheia impediu a progressão, o trecho entre Guaribas e Colniza que antes tínhamos passado razoavelmente bem agora estava intransitável... mas não para nós !
O Cabra Macho pronto para ação na Cuibá-Santarém !
Depois de soltar um cabo de alta pressão do Diesel de retorno do bico injetor para o tanque, a presilha ficou inutilizada e a solução foi um arame e muito durepox ! Levamos quase duas horas em várias tentativas... mas a solução foi caseira mesmo ! E segui com a 'tapeação' até o Rio de Janeiro ! Onde pedi ao mecânico Beto torneiro para tirar a " cambiarra " !
Um perigo constante nas terras do Amazonas são as tarântulas e os escorpiões.... muitas dores e febres no caso de picadas... se for alérgico pode até levar a morte. Mas o maior problema mesmo ao meu ver são os mosquitos que podem causar a malária, dengue ou a febre amarela. Isso impediria a progressão na Expedição e felizmente ninguém teve problemas pois todos fomos vacinados !
Depois de termos voltado do pior trecho... a estrada do Estanho onde o rio Madeirinha em cheia impediu a progressão, o trecho entre Guaribas e Colniza que antes tínhamos passado razoavelmente bem agora estava intransitável... mas não para nós !
O que impedia o nosso avanço era algum ou alguns caminhões atolados no meio do caminho e por solidariedade e compreensão não podíamos insistir, reclamar ou criticar. Apenas ajudar, se pudéssemos.... mas nem sempre devido ao peso dos caminhões, só tratores mesmo .
Um hotelzinho simpático em Guariba onde tinha o melhor café da manhã da cidade... um verdadeiro café colonial como chamam os gaúchos que invadiram a região Norte do Brasil . Gente muito especial trabalhodora e com instinto colonizador e guerreiro !
Um hotelzinho simpático em Guariba onde tinha o melhor café da manhã da cidade... um verdadeiro café colonial como chamam os gaúchos que invadiram a região Norte do Brasil . Gente muito especial trabalhodora e com instinto colonizador e guerreiro !
Depois de horas de muito trabalho cortando galhos e toras e fixando troncos com cordas e minha cintas de catraca... nada como um bom banho para refrescar e espantar a mosquitada infernal dessas bandas... ao meu lado o grande amigo italiano Matteo que também estava de Troller e havia gentilmente me emprestado um pneu estepe.
Uma travessia que foi muito problemática... uns com problemas de distância curta entre rodas...eu com distância demais... mas entre tapas e beijos passamos todos. Importante frisar que a possibilidade de tombar com o carro dentro do rio causaria praticamente a perda do carro pois seria muito difícil o resgate... contar com ajuda externa seria mais difícil ainda pois o lugar era bem ermo e de difícil acesso ! Felizmente não tivemos nenhuma baixa nesse sentido.
Outra curiosidade é que esse rio não parecia mas tinha no meio mais de 2 metros de profundidade e enchia acima da ponte no caso de chuvas. Outros córregos chegavam até a altura de 3 a 4 metros do pontilhão além de terem muitas pedras grandes em seu leito. Realmente seria uma lástima se algum carro caísse dessas pontes precárias. Eu em dois momentos escorreguei... num saí acelerando no fim da ponte... outro foi no início... mas no fim tudo saiu bem !
Reconstrução de pontes parcialmente carregadas pelas cheias dos rios... o de camisa vinho está com meu machado... tinha me pedido ao ver minha "ausência " de jeito no manejo....bem afinal o cara era madeireiro né.... hehehehehehe Membro da expedição da família Neves !
Uma travessia que foi muito problemática... uns com problemas de distância curta entre rodas...eu com distância demais... mas entre tapas e beijos passamos todos. Importante frisar que a possibilidade de tombar com o carro dentro do rio causaria praticamente a perda do carro pois seria muito difícil o resgate... contar com ajuda externa seria mais difícil ainda pois o lugar era bem ermo e de difícil acesso ! Felizmente não tivemos nenhuma baixa nesse sentido.
Outra curiosidade é que esse rio não parecia mas tinha no meio mais de 2 metros de profundidade e enchia acima da ponte no caso de chuvas. Outros córregos chegavam até a altura de 3 a 4 metros do pontilhão além de terem muitas pedras grandes em seu leito. Realmente seria uma lástima se algum carro caísse dessas pontes precárias. Eu em dois momentos escorreguei... num saí acelerando no fim da ponte... outro foi no início... mas no fim tudo saiu bem !
Reconstrução de pontes parcialmente carregadas pelas cheias dos rios... o de camisa vinho está com meu machado... tinha me pedido ao ver minha "ausência " de jeito no manejo....bem afinal o cara era madeireiro né.... hehehehehehe Membro da expedição da família Neves !
Depois de uma noite super bem dormida e muito bem " roncada " o que me valeu o apelido de grande Coelho roncador ! De manhã uma foto com os fantásticos irmãos gêmeos Neves !
Alcyr Neves, grande aventureiro que perdeu o bico da Triton e também quase mergulhou de costas dentro de um rio.... os caras são valentes mesmo, estavam na nossa dianteira preparando o terreno e só nos encontramos devido a cheia do Madeirinha... que nos fizeram retornar.
Nessa foto meu breakfast de leite desnatado com sucrilhos Kellogs e minha roupa especial anti mosquitos !
Desmontando acampamento logo cedo...hora de rodar em retorno a Guariba e Colniza e tínhamos muita lama pela frente !
Foto que marca a vitória da engenharia do improvisso do seu George ( bernuba azul de pé ) e fruto de ninguém ter caído dentro do rio com o carro.
Nessa foto meu breakfast de leite desnatado com sucrilhos Kellogs e minha roupa especial anti mosquitos !
Desmontando acampamento logo cedo...hora de rodar em retorno a Guariba e Colniza e tínhamos muita lama pela frente !
Foto que marca a vitória da engenharia do improvisso do seu George ( bernuba azul de pé ) e fruto de ninguém ter caído dentro do rio com o carro.
Aqui um momento especial com meu zequinha Rubi balizando minha passagem pelos troncos !
Logo de cara várias pontes precárias... caraca onde fui me meter...e tão longe de casa....
Ao procurar o melhor caminho acabei atolando....hehehehehehehe
Um perigo que se oculta a cada fresta de madeira ou buraco de rocha ou parede... aqui era bem uma parede de uma sede de fazenda no local conhecido como Panelas na trevessia de balsa do rio Roosevelt.
Um dos trechos noturnos sobre lama e pontes de madeira...
A mata envolta da estrada... o lamaçal.... e muitos...muitos milhares de quilômetros a percorrer.... só mesmo com técnica, regras e muita disciplina para chegar ao objetivo !
Eu com o grande líder Serjão Holanda e sua valente Hilux !
Em Colniza, MT um bom local para pernoitar e revisar as viaturas e o Hotel Poles nos deu uma excelente cobertura com internet e lavanderia para nossas roupas. Boa comida e uma cidade muito simpática. Notem que não tivemos problemas com Diesel adulterado nem com preços exorbitantes... o máximo que pagamos foi R$ 2,60 devido as dificuldades do frete !
No desvio em que fomos guiados por "locais" seguindo por dentro até Colniza. Encontramos bastante gente legal e os preços dos hotéis sempre em conta... na média R$ 70,00 por pessoa com exceção apenas para alguns preços de balsa de índios que cobram o absurdo de R$ 50,00 por carro.... no mais tudo tranquilo demais !
Aqui a preparação para a travessia do rio Teles Pires, nesse bar todo isolado com telas...os mosquitos teimavam em nos perseguir... eu " esperto" coloquei mangas compridas e calças compridas, melhor calor que " picadura ".
Uma bela foto no visual do cock-pit do Cabra Macho o grupo atravessando a mata em comboio.
Nossa saída ainda de madrugada de Nova Monte Verde ! Um barato muito especial !
Reparem a neblina da manhã que envolve de mistérios a mata e nossa expedição... ainda sinto os cheiros daquelas paragens !
Aqui um amigão, o Davi de Guarantã do Norte uma bela e importante cidade no final do trecho pavimentado da Cuiabá-Santarém. Ele quem me vendeu seu estepe e conseguiu mais um pneu para minha viatura além de remeter para mim os pneus Tork que se danificaram no início da viagem. A camisa é um presente que ele me deu do seu jipe clube ! Meu muito obrigado Davi ! Ele também nos recepcionou com um belo jantar com peixes e carnes da região ! Um cara legal demais, ao passarem por lá é só perguntar pelo Davi da farmácia...todo mundo conhece ! Atrás o jipão dele todo nos " trinques " !
Depois de resolvidos os problemas da suspensão e dos pneus além da limpeza do filtro de ar... aí sim pude aproveitar um pouco da piscina e dos serviços do maravilhoso Hotel Sedna em Guarantã do Norte onde ficamos dois dias ! Além de me livrar dos pesadíssimos pneus Tork. Uma dica importante para quem vai para a transamazônica. Os melhores pneus são os Mud finos, de no máximo 10,5 polegadas. Nada de pneus largos ou recapes que não suportam quilometragem... o barro seco do amazônas é duro como pedra...e a lama tem base firme então é só usar pneu fino que penetra no barro , encontra a base firme e traciona legal. Sugestão:
Um perigo que se oculta a cada fresta de madeira ou buraco de rocha ou parede... aqui era bem uma parede de uma sede de fazenda no local conhecido como Panelas na trevessia de balsa do rio Roosevelt.
Um dos trechos noturnos sobre lama e pontes de madeira...
A mata envolta da estrada... o lamaçal.... e muitos...muitos milhares de quilômetros a percorrer.... só mesmo com técnica, regras e muita disciplina para chegar ao objetivo !
Eu com o grande líder Serjão Holanda e sua valente Hilux !
Em Colniza, MT um bom local para pernoitar e revisar as viaturas e o Hotel Poles nos deu uma excelente cobertura com internet e lavanderia para nossas roupas. Boa comida e uma cidade muito simpática. Notem que não tivemos problemas com Diesel adulterado nem com preços exorbitantes... o máximo que pagamos foi R$ 2,60 devido as dificuldades do frete !
No desvio em que fomos guiados por "locais" seguindo por dentro até Colniza. Encontramos bastante gente legal e os preços dos hotéis sempre em conta... na média R$ 70,00 por pessoa com exceção apenas para alguns preços de balsa de índios que cobram o absurdo de R$ 50,00 por carro.... no mais tudo tranquilo demais !
Aqui a preparação para a travessia do rio Teles Pires, nesse bar todo isolado com telas...os mosquitos teimavam em nos perseguir... eu " esperto" coloquei mangas compridas e calças compridas, melhor calor que " picadura ".
Uma bela foto no visual do cock-pit do Cabra Macho o grupo atravessando a mata em comboio.
Nossa saída ainda de madrugada de Nova Monte Verde ! Um barato muito especial !
Reparem a neblina da manhã que envolve de mistérios a mata e nossa expedição... ainda sinto os cheiros daquelas paragens !
Aqui um amigão, o Davi de Guarantã do Norte uma bela e importante cidade no final do trecho pavimentado da Cuiabá-Santarém. Ele quem me vendeu seu estepe e conseguiu mais um pneu para minha viatura além de remeter para mim os pneus Tork que se danificaram no início da viagem. A camisa é um presente que ele me deu do seu jipe clube ! Meu muito obrigado Davi ! Ele também nos recepcionou com um belo jantar com peixes e carnes da região ! Um cara legal demais, ao passarem por lá é só perguntar pelo Davi da farmácia...todo mundo conhece ! Atrás o jipão dele todo nos " trinques " !
Depois de resolvidos os problemas da suspensão e dos pneus além da limpeza do filtro de ar... aí sim pude aproveitar um pouco da piscina e dos serviços do maravilhoso Hotel Sedna em Guarantã do Norte onde ficamos dois dias ! Além de me livrar dos pesadíssimos pneus Tork. Uma dica importante para quem vai para a transamazônica. Os melhores pneus são os Mud finos, de no máximo 10,5 polegadas. Nada de pneus largos ou recapes que não suportam quilometragem... o barro seco do amazônas é duro como pedra...e a lama tem base firme então é só usar pneu fino que penetra no barro , encontra a base firme e traciona legal. Sugestão:
Pneu 33 com 10 polegada de largura. É o melhor pneu, difícil de achar mas um amigo meu tem nessa medida, ou usar o 33 MUD mesmo ! Nada de super Tork, ou remoldes... a não ser que você tenha uma boa caçamba pra levar a tralha.... aí tudo bem !
Adaptando amortecedores de Mercedinha 1113 devido ao vazamento num dos RanchoXL. Notem o tamanhão dos amortecedores.....heheheheheh O Cabra Macho tem 2,15 de altura !Só não deu tempo de adaptar as molas da F 1000 pois tinha que cortar a ponta para a passagem do batente do Troller, em casa faço isso !
Adaptando amortecedores de Mercedinha 1113 devido ao vazamento num dos RanchoXL. Notem o tamanhão dos amortecedores.....heheheheheh O Cabra Macho tem 2,15 de altura !Só não deu tempo de adaptar as molas da F 1000 pois tinha que cortar a ponta para a passagem do batente do Troller, em casa faço isso !
Em Guarantã do Norte a rainha da lama.... uma F-75 toda especial ! E contaram que ela chega a rodar a 80 km por hora ! Beleza né ?
O Cabra Macho carregando os Super Tork .... comprometeu as molas.... e era tudo que eu não queria...peso na trilha.... mas no fim tudo acabou bem !
Depois da carésima travessia do rio Xingu pelos exploradores dos índios na reserva do Xingu... como o rio estava cheio descíamos bem longe da margem... e era por dentro dágua mesmo que seguíamos.... e lá vai o Cabra Macho.... carregando a pneuzada inútil....
Em São José do Xingu...num animado forró uma entortada numa indiazinha muito simpática e alegre ! Pernoitamos nessa cidade pois a balsa do rio Xingu controlada pelos índios tem horário rígido de funcionamento...logo...não adianta chegar depois das 17 horas que os índios te fazem passar a noite no mato.... então ficamos nessa cidade que fica uns 50 kms da balsa !
Já que é pra comer... que comamos esse belo exemplar do rio Xingu....uma delícia de janta !
Confraternizando em São José do Xingu depois de um dia inteiro arrastando pneus nas costas.... estava exausto e chateado !
O início de nossa aventura foi com muita poeira ! De Gurupi até Guarantã do Norte !
Pernoite em Cascalheira depois da travessia dos rios Araguaia e das Almas... devido ao grande desvio que tivemos que fazer pois a Ilha do Bananal estava sob águas !
Travessia do rio Araguaia em Cocalinho um desvio que custou meus pneus Tork !
Saída de Gurupi ainda a noitinha antes do alvorecer !
Os animados preparativos para a grande partida em Gurupi. Eu e o Serjão !
Chegada em casa depois de 23 dias de aventuras e 10700 kms rodados integralmente pilotando o Cabra Macho, solucionando todos os problemas e cumprindo todo o percurso com os valentes aventureiros do Challenge ! Nada como uma boa cerva gelada e uma foto comemorativa !
O Cabra Macho carregando os Super Tork .... comprometeu as molas.... e era tudo que eu não queria...peso na trilha.... mas no fim tudo acabou bem !
Depois da carésima travessia do rio Xingu pelos exploradores dos índios na reserva do Xingu... como o rio estava cheio descíamos bem longe da margem... e era por dentro dágua mesmo que seguíamos.... e lá vai o Cabra Macho.... carregando a pneuzada inútil....
Em São José do Xingu...num animado forró uma entortada numa indiazinha muito simpática e alegre ! Pernoitamos nessa cidade pois a balsa do rio Xingu controlada pelos índios tem horário rígido de funcionamento...logo...não adianta chegar depois das 17 horas que os índios te fazem passar a noite no mato.... então ficamos nessa cidade que fica uns 50 kms da balsa !
Já que é pra comer... que comamos esse belo exemplar do rio Xingu....uma delícia de janta !
Confraternizando em São José do Xingu depois de um dia inteiro arrastando pneus nas costas.... estava exausto e chateado !
O início de nossa aventura foi com muita poeira ! De Gurupi até Guarantã do Norte !
Pernoite em Cascalheira depois da travessia dos rios Araguaia e das Almas... devido ao grande desvio que tivemos que fazer pois a Ilha do Bananal estava sob águas !
Travessia do rio Araguaia em Cocalinho um desvio que custou meus pneus Tork !
Saída de Gurupi ainda a noitinha antes do alvorecer !
Os animados preparativos para a grande partida em Gurupi. Eu e o Serjão !
Chegada em casa depois de 23 dias de aventuras e 10700 kms rodados integralmente pilotando o Cabra Macho, solucionando todos os problemas e cumprindo todo o percurso com os valentes aventureiros do Challenge ! Nada como uma boa cerva gelada e uma foto comemorativa !
Foto comemorativa na divisa RJ/MG agora já estou em casa !
Foto em Santos Dumont ao lado da réplica do 14 bis !
Cabra Macho valente... sofreu mas não me deixou na mão ! Aqui BR 040 entre BH e Juiz de Fora, Posto Trevão.
É chato, mas acontece... explosão de um pneu de uma carreta tanque.... lembrei da minha sina com os pneus Tork....
Cabra Macho valente... sofreu mas não me deixou na mão ! Aqui BR 040 entre BH e Juiz de Fora, Posto Trevão.
É chato, mas acontece... explosão de um pneu de uma carreta tanque.... lembrei da minha sina com os pneus Tork....
No retorno de Marabá ao fim da expedição.... passei por Gurupi , Brasilia, BH...aqui estava em Três Marias e tinha parado para jantar um Surubim à parmegiana e ao ver o Jornal Nacional...fiquei surpreso com a catástrofe ocorrida no Rio e Niterói pelas grandes chuvas... que digam -se de passagem vieram do Amazônas na grande convergência equatorial.......
Na saída de Brasília DF um curioso monumento à irresponsabilidades de alguns motoristas... uma cruz feita por carros destruídos em acidentes.... Na placa está escrito: Não faça parte dessa cruz !
Na divisa TO/GO em plena Serra Dourada !
Os grandes campos de trigo e soja de Goiás e Tocantins !
A travessia do rio Araguaia em São Geraldo do Araguaia sentido Araguaína... na volta do fim da expedição em Marabá ! Atravessei a noite e a balsa funciona a noite toda ! Foi tranquilo e divertida minha viagem sozinho ! Muito pensativo e seguro comigo mesmo.
Atravessando a reserva Surui-Sororo.... entre São Domingos e São Geraldo do Araguaia !
Foto pessoal de comemoração do final da Expedição, sozinho, como deveria ter estado desde o início !
Foto comemorativa da finalização da expedição em grupo ! Foi maravilhoso participar da Challenge 2010 com o Serjão Holanda ! Dos 12 carros iniciais e 27 participantes apenas cinco carros e sete aventureiros concluíram o percurso !
Travessia do rio Araguaia pela ponte em Marabá !
Pedra marco da represa de Tucuruí -PA
Vertedouro de Tucuruí !
Foto histórica na represa de Tucuruí, seguindo rumo ao fim da expedição.... agora só asfalto !
Um peão simpático na transamazônica que gritou que comprava meu Cabra Macho ! Claro que não vendo !
Tem trechos da transamazônica que é um verdadeiro asfalto ! mas molhado é um verdadeiro quiabo... e no seco um poeirão que dá dó....
Aqui a travessia do rio Xingu desta vez em Altamira - PA uma bela cidade !
Orla de Altamira - PA uma cidade muito bem tratada no coração da amazônia paraense !
Trechos da transamazônica...essas subidas e descidas quando estão molhadas é que fazem os caminhões sofrerem pois descendo não param e subindo tem que dar velocidade senão patinam e acabam atolando e escorregando para as valas laterais... Notem a placa...Interditado para detonação... até agora não entendi o sentido disso....detonação...será algum explosivo ????? Quem souber se puder me informe tá ? Obrigado .
Mais um trecho da transamazônica em bom estado para percorrer ! Aqui fazíamos quilometragem para descontar nosso atraso no início da expedição !
Uruará, uma cidade bem-vinda depois de se atravessar a transuruará.... pesado mesmo !
Uma pausa pra descanso depois do atoleiros...
Na saída de Brasília DF um curioso monumento à irresponsabilidades de alguns motoristas... uma cruz feita por carros destruídos em acidentes.... Na placa está escrito: Não faça parte dessa cruz !
Na divisa TO/GO em plena Serra Dourada !
Os grandes campos de trigo e soja de Goiás e Tocantins !
A travessia do rio Araguaia em São Geraldo do Araguaia sentido Araguaína... na volta do fim da expedição em Marabá ! Atravessei a noite e a balsa funciona a noite toda ! Foi tranquilo e divertida minha viagem sozinho ! Muito pensativo e seguro comigo mesmo.
Atravessando a reserva Surui-Sororo.... entre São Domingos e São Geraldo do Araguaia !
Foto pessoal de comemoração do final da Expedição, sozinho, como deveria ter estado desde o início !
Foto comemorativa da finalização da expedição em grupo ! Foi maravilhoso participar da Challenge 2010 com o Serjão Holanda ! Dos 12 carros iniciais e 27 participantes apenas cinco carros e sete aventureiros concluíram o percurso !
Serjão Holanda ( PE ) - Hilux
Coelho (RJ)- Troller Cabra Macho
Matteo e Roberto ( italianos ) Troller
Fabi e André ( brasília ) Jimny
Hércules (BA) Bandeirante
Travessia do rio Araguaia pela ponte em Marabá !
Pedra marco da represa de Tucuruí -PA
Vertedouro de Tucuruí !
Foto histórica na represa de Tucuruí, seguindo rumo ao fim da expedição.... agora só asfalto !
Um peão simpático na transamazônica que gritou que comprava meu Cabra Macho ! Claro que não vendo !
Tem trechos da transamazônica que é um verdadeiro asfalto ! mas molhado é um verdadeiro quiabo... e no seco um poeirão que dá dó....
Aqui a travessia do rio Xingu desta vez em Altamira - PA uma bela cidade !
Orla de Altamira - PA uma cidade muito bem tratada no coração da amazônia paraense !
Trechos da transamazônica...essas subidas e descidas quando estão molhadas é que fazem os caminhões sofrerem pois descendo não param e subindo tem que dar velocidade senão patinam e acabam atolando e escorregando para as valas laterais... Notem a placa...Interditado para detonação... até agora não entendi o sentido disso....detonação...será algum explosivo ????? Quem souber se puder me informe tá ? Obrigado .
Mais um trecho da transamazônica em bom estado para percorrer ! Aqui fazíamos quilometragem para descontar nosso atraso no início da expedição !
Uruará, uma cidade bem-vinda depois de se atravessar a transuruará.... pesado mesmo !
Uma pausa pra descanso depois do atoleiros...
Acho que vou trocar de viatura.... essa aqui é bem melhor !
Depois de vencidos vários atoleiros uma pausa para contar vantagens.... hehehehehehehehe
Depois de vencidos vários atoleiros uma pausa para contar vantagens.... hehehehehehehehe
Bem no meio da transuruará... haja lama.... e nem tava nos piores dias....hehehehehehehe
Encontrando o caminho certo na saída de Santarém ! Alter do Chão o Caribe brasileiro !
Cachoeira do rio Curua BR 163 Cuiabá -Santarém ! 80 metros de queda livre !
Encontrando o caminho certo na saída de Santarém ! Alter do Chão o Caribe brasileiro !
Cachoeira do rio Curua BR 163 Cuiabá -Santarém ! 80 metros de queda livre !
Nenhum comentário:
Postar um comentário